T-Boner Walker - O 1º Guitarrista do Blues Elétrico
- Lenilton Sanches
- 20 de nov. de 2023
- 6 min de leitura
Atualizado: 5 de mai. de 2024

Bem-vindos ao Blog Guitarra de Bagagem!
Hoje, estamos entusiasmados em apresentar a vocês a história de mais um ícone do Blues, o lendário guitarrista T-Boner Walker, que foi um guitarrista de blues, cantor e compositor Americano, tido como o primeiro músico de blues a usar uma guitarra acústica amplificada.
Conhecido como inspirador de grandes estrelas, a vida de T-Boner Walker foi inspiração para B.B. King e várias gerações de músicos em todo o mundo.
Venha mergulhar nessa fascinante história de mais uma lenda do Blues.
Sua Trajetoria
Seus Primeiros Passos
Aaron Joseph Walker, Aaron Thibeaux Walker, ou ainda Oak Cliff T-Bone; esses eram os nomes do lendário T-Bone Walker que nasceu em Linden, Texas, em 28 de maio de 1910, de ascendência afro-americana e índio cherokee.
Quando jovem, mudou-se com sua família para uma região no sul de Dallas conhecida como Oak Cliff, tendo a oportunidade de aprender GUITARRA com Blind Lemon Jefferson, um músico de blues da época .
A primeira gravação de Walker foi Wichita Falls Blues e Trinity River Blues, pela gravadora Columbia Records em 1929, com o nome de Oak Cliff T-Bone, porém somente em 1942 seu som peculiar e sua pegada diferenciada se destacou .
No início da década de 40, T-Bone Walker desenvolveu uma combinação harmoniosa de elementos do R&B, com uma pegada do Jazz, dando um grande boom no gênero, ou melhor no subgênero, sendo o primeiro músico a ganhar o status da estrela do blues elétrico, apesar do Blues Elétrico ter surgido anteriormente, provavelmente na década de 30.
Quando Walker gravou Mean Old World pela Capitol Records, em 1942 como destacamos anteriormente, inicia-se uma trajetória de reconhecimento do seu talento, dando continuidade a um trabalho de shows e gravações com frequência e autenticidade.
Seus Grandes Clássicos
Começando por :
Call It Stormy Monday - But Tuesday Is Just As Bad de 1947,
Em seguida gravou T-Bone Shuffle - Let your hair down, baby, let's have a natural ball de 1948, frisando que ambas as canções gravadas pela Black & White Records .
Ainda na década de 40, diante grandes sucessos podemos destacar outras canções como:
T-Bone Blues, Varsity, com Les Hite And His Orchestra em 1940,
Mean Old World em 1942 ,
Evening em 1944,
Bobby Sox Blues e I'm in an Awful Mood também em 1946,
I Want a Little Girl em 1948,
Hypin' Women Blues em 1949.
Dentre as diversas fases de nosso guitarrista, segundo as nossas pesquisas, os dez maiores sucessos de T-Bone Walker em sua trajetória foram :
Iniciando por Call It Stormy Monday - But Tuesday Is Just as Bad,
Seguindo com : T-Bone Shuffle , Papa Ain’t Salty,I’m Still in Love with You,
Cold Cold Feeling, You Don’t Know What You’re Doing, I Got a Break Baby ,
I’m Gonna Find My Baby, Bobby Sox Blues, e por último, mas não menos importante a canção Mean Old World .
·Particularmente uma das minhas canções preferidas é a Papa Ain't Salty, que vou compartilhar aqui um pouquinho com vocês .
Nosso guitarrista disse certa vez :
“Eu era chamado de "T-Bow", mas as pessoas confundiram isso com "T-Bone". Meu nome é Aaron Walker, mas “T-Bone” é cativante, as pessoas se lembram dele”.
Palavras T-Bone .
Parcerias de Ouro
Ao longo de sua carreira, T-Bone trabalhou com músicos de alta qualidade, como Teddy Buckner no trompete, Lloyd Glenn no piano, Billy Hadnott no contrabaixo e Jack McVea com sax tenor.
Como sideman, participou de várias gravações e álbuns como :
Com Norman Granz no album Jazz At The Philharmonic, em Londres em 1969 ,com 3 músicas de Walker : "Woman You Must Be Crazy", "Goin' To Chicago" e "Stormy Monday".
·
Com Jay McShann participou em, Confessin' the Blues pela gravadora Black & Blue em 1970.
Com Eddie Cleanhead Vinson, no álbum Kidney Stew is Fine Delmark, em 1969, também lançado como Wee Baby Blues pela Black & Blue .
·
Com Jimmy Witherspoon; em Evenin' Blues, lançado pela gravadora Prestige, em 1963 !
E ainda participou do album The Greatest Jazz Concert in the World lançado pela Pablo em 1967, onde Walker canta “Woman You Must Be Crazy" e "Stormy Monday" !
Consagração de uma Brilhante Carreira
T-Bone Walker teve duas indicações para o prêmio Grammy Award, mas foi em 1971 que ele o conquistou com o seu albúm Good Feelin, pela gravadora Polydor .
Já em março de 1972, T-Bone participou do American Folk Blues Festival em Hamburgo, Musikhalle .
E tem mais
T-Bone e o Rock Roll Hall of Fame
Primeiramente vamos apresentar aqui a importância e a missão dessa instituição.
O Rock & Roll Hall of Fame Celebra o som da cultura jovem e homenageia os artistas cuja a música nos conecta a todos.
E ainda, Organiza eventos, dissemina a cultura do Rock, suas origens, tendencias e influências e muito mais .
Em 1987, T-Bone Walker foi merecidamente um desses homenageados pelo Rock and Roll Hall of Fame, tendo sido indicado e reconhecido para a categoria INFLUÊNCIAS INICIAIS .
O Prêmio Influência Inicial é concedido a um artista ou grupo cuja música e estilo de atuação tenham influenciado diretamente e ajudado a inspirar e desenvolver o rock & roll e a música que tenha impactado a cultura jovem.
E segundo a organização ou comitê, T-Bone Walker foi o pioneiro do blues, moldando o gênero com seu uso pioneiro das primeiras guitarras elétricas, ele influenciou nomes como BB King, Stevie Ray Vaughan e Eric Clapton.
Caso deseje saber mais sobre esse premio, iremos deixar o site nos comentários
Sua Pegada e Influência
Ao longo da sua carreira, sua pegada causou impacto, sendo referência e influência para diversos guitarristas famosos que conhecemos, podemos dizer que seus riffs ecoaram em Freddie King, Chuck Berry e Jimmy Rogers .
E tem mais!
Você sabia que T-Bone Walker foi o herói de infância de Jimi Hendrix ?
E é verdade, dizem que de alguma forma Jimi Hendrix, ao longo de sua vida procurava imitá-lo, mas eu diria que Jimi tinha T-Bone Walker como referência e admiração.
Outra estrela que também afirmou que T-Bone Walker foi sua principal influência, foi o nosso B.B. King.
Sim meus amigos; o conhecimento é um dos maiores tesouros que podemos ter, pois podemos usar, compartilhar e adaptar, ressignificando e perpetuando ao longo do tempo .
E isso fica muito claro na música, observando que a cada geração pega referências, e depois é influência .
E quantos de nós, não fazemos desses lendários as nossas referências ? e quem sabe, algum dia influenciaremos as próximas gerações perpetuando um tesouro musical.
T-Bone e a sua Gibson
Na história da Gibson, das épocas mais vintages aos dias atuais, essa marca sem sombra de dúvidas a uma das marcas de guitarra preferida ou porque não dizer a queridinha dos grandes ícones da música e com T-Bone Walker não seria diferente.
Atendendo a diversos estilos, seja o tradicional jazz, blues, rock ou pop e tantos outros gênero expressados neste genuíno instrumento, a marca eterniza os nomes desse lendários músicos através dos tempos.
Assim; grandes nomes como B.B. King e outros mestres do Blues e Jazz; T Bone também elegeu os modelos acústicos e elétricos que logo se popularizaram, como a Gibson a sua Gibson ES-5 em 1949 .
O final de uma Brilhante Jornada
Infelizmente, em 1975 T-Bone Walker falece, mas deixa um legado extraordinário.
Seu legado
T-Bone Walker foi um músico que escreveu as suas próprias partituras, ele era um artista completo, igualmente hábil em tocar a sua guitarra como dançar e cantar. Muitas vezes imitado, tocava a guitarra de uma maneira muito especial.
A sua canção mais conhecida, ‘Call It Stormy Monday’, foi descoberta por quase todos os músicos de jazz e de blues, assim como por quase todas as bandas de rock dos anos 70.
Assim, podemos entender que o real criador do Blues Moderno é a nossa estrela de hoje, T-BONER WALKER, que foi o primeiro músico de blues a usar uma guitarra acústica amplificada, e sem dúvidas aquele que lançou as bases para o que é conhecido como o moderno blues urbano.
Pode-se dizer, que ele foi a ponte entre o jazz e o blues, influenciando a todo guitarrista que ama e curte o Blues.
A guitarra elétrica ganhou o mundo desmistificando o jazz, inserindo um mix de gêneros e subgêneros como swing, doo-wop, com um estilo vocal baseado no rhythm and blues, e foi também de grande importância na construção do soul e do rock’n’roll.
Certa vez T-Bone disse :
“Se não fosse o Blues não existira o Jazz “
Palavras de T-Bone Walker
Seus solos de guitarra elétrica estão entre os primeiros a serem ouvidos nas gravações do blues moderno.
Fiquem agora com um dos sucessos de nosso Persona de Hoje !
Nós do Guitarra de Bagagem, estamos muito felizes em poder contar e compartilhar um pouquinho da história desse grande PERSONA DO BLUES.
Para ele Nossos Aplausos e Gratidão !
Esse foi o nosso Grande persona de hoje !!!
Se você gostou desse conteúdo deixe seu like, se inscreva aqui no Blog
Você pode também nos seguir no Instagram pra ficar sabendo das novidades do Guitarra de Bagagem!
Convidamos também a conhecer a nova Série, 20 MINUTOS BLUES playlist com musicas selecionadas pra você ouvir onde estiver , bora lá no Youtube, está imperdível!
Gratidão !
Fontes do Texto
https://www.rockhall.com/inductees/t-bone-walker
Comments